Quem somos

Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

RECORDAR É VIVER

Nessa semana de estreia do nosso blog, tentamos colocar em pauta as visões dos nossos colaboradores, com intuito de levantar questões que possam ser úteis , aos que realmente possam mudar a maneira como o basquete é organizado e praticado em nosso estado.

Membros de nossa equipe foram aos mais diversos jogos de categorias de base, masculino e feminino. Percebemos que vários dos profissionais que atuavam, nas décadas de 80 e 90, na formação do basquete carioca, não estão mais dando suas contribuições.

Onde estão os formadores Marinho, Rico, Vicente, Eduzinho, entre outros?

Marinho e Rico formaram gerações excelentes, no C.R.Flamengo, durante os anos 90 e não são vistos nem assistindo aos jogos.

Vicente, trabalhou em Friburgo, Botafogo, entre outros.
Sua última "fornada", foi a geração campeã juvenil de 95 no Botafogo, onde revelou para o Brasil, o armador Arnaldinho, hoje no Minas T.C.

Eduzinho, formou as gerações que conquistaram vários títulos de base no E.C. Mackenzye. Foi responsável pela iniciação de um dos expoentes da modalidade, Alexey.
Foi também, fiel escudeiro de Emmanuel Bonfim, onde era conhecido como o verdadeiro treinador, enquanto Emmanuel durante os treinos, só se reportava a ele, nos dias de jogos sim, dirigia com a competência e maestria que tanto faz falta ao basquete do Rio.

A falta de estrutura dos clubes, a pouca valorização do profissional e tudo que estes fatos abrangem, devem ter sido os motivos para o afastamento destes autênticos formadores de atletas das quadras de basquetebol.

Esses profissionais citados acima, além dos que foram esquecidos por nossa equipe, se estivessem atuando, estaria a formação de base, no nível que está?

Atenção diretores de clubes!

Como diria Waldir Boccardo: "O basquete é um vírus, uma vez portador, se torna impossível larga-lo"

Algum clube que tenha condições de trabalho e salários dignos, deveria investir no retorno desses técnicos. Duvidamos que estes, em qualquer outra área de atuação, consigam ser mais felizes ou competentes do que nas quadras. Além de resultados, os clubes, estariam contribuindo para uma evolução no basquete e na verdadeira formação de atletas de alto nível.

Queremos deixar bem claro, que nossa intenção com esta postagem, de maneira nenhuma, é desmerecer nenhum dos técnicos que ainda atuam no basquete carioca.

Justamente por conhecermos, todas as dificuldades financeiras e estruturais dos clubes, além da falta de organização das federações, consideramos os que ainda não abandonaram o basquete, verdadeiros guerreiros.

Sem o trabalho, quase que voluntário desses técnicos, seria impossível, ainda existir basquete de competição no Rio de Janeiro.

A estes guerreiros, deixamos nossos agradecimentos e parabenizamos a todos!

6 comentários:

Victor Dames disse...

A maior pertinência do comentário é destacar a falta de investimento dos clubes. Tirando o Flamengo, que mantém todas as categorias praticamente ininterruptamente, é lamentável ver a inércia de algumas agremiações, principalmente os grandes clubes esportivos que só tem olhos para o futebol (Fluminense, Botafogo e Vasco). Era isso que atraia o torcedor aos ginásios, a rivalidade. Como fã do esporte, fico animado com a volta do Tijuca e de Macaé, além da consolidação do bom trabalho de Cabo Frio. Todos os profissionais citados cairiam bem em qualquer desses clubes, além de vários outros. Mas o desânimo deles diante do cenário técnico e administrativo de nosso basquete deve ser grande... Abraços e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Este Bolg so erra em uma coisa , faz muitas criticas sem fundamento básicos, mostra que por traz não e pessoas do meio do basquete mais sim mais um curioso.
Mais se voce querem saber, para ser técnico hoje no Rio, realmente não vale mais apena, porque não se recebe para isto.
Investimento dos clube não existe porque não existe retorno nisto.
Hoje o clube que faz basquete e porque tem algum na diretoria que foi basqueteiro e faz por amor.

Cesta Fácil disse...

Caro anônimo, escrevemos algo diferente do que o Sr. comentou?

Anônimo disse...

Vc fala dos técnico mais não sabe nada o que se passa, portanto ao criticar primeiro sai e investigue o caos que os técnico vivem, nos clubes grande não se paga o digno de um Técnico de basquete.
E ainda tem os heróis , ou loucos que fazem basquete do próprio bolso, porque e um cachaça, e verdade vicia mesmo e leva a morte.
Ai por estes motivo ai que pergunto sempre para abnegados do basquete de graça, para que fazer basquete no Rio de graça vale apena??
E melhor deixar o basquete acabar se nenhum clube fizer mais Basquete ne???

Anônimo disse...

Acho que o unico que realmente sabe TUDO de basquete é o Senhor anônimo, que, além de,gostar muito de assassinar o português ( escolinha do Tiririca) é redundantemente ignorante ao ler um texto simples e de fácil compreensão!Será que o "senhor" realmente sabe o que está postando, ou , apenas gosta de "aparecer" no anônimato!

Anônimo disse...

rsrsrs, ai será que isto pega, nossa olha quem fala acaba cometendo o mesmo erro.